terça-feira, 14 de setembro de 2010

Café da Manhã no Rio

Tomar café fora é uma das coisas que mais gosto de fazer nas minhas manhãs livres. Vivo experimentando novidades, mas tenho uma lista de lugares aos quais devoto minha fidelidade. O café do Forte de Copacabana é um local que eu adoro,a paisagem e o delicioso café da colombo. Meus outros favoritos entrego agora de bandeja pra quem queira conferir.Ontem conversando com um amigo,sobre lugares deliciosos q se tomam um café no Rio,como um bom apreciador me indicou uma cuca de banana que segundo ele é divino,nunca experimentei.Estou louca pra provar,a cuca de banana,vc encontra na casa dos sabores,na Gávea ao lado da casa da Tatá,agora vc tem que correr,pq é feito poucas se eu não me engane só 3 por dia,e não aceita encomenda.Então corra!

CAFÉ SEVERINO – fica dentro da Livraria Argumento, no Leblon. A comida, em geral, não tem nada de especial, mas, ainda assim, é um dos meus recantos preferidos no Rio. Primeiro, porque é aconchegante e charmosíssimo como, aliás, é a livraria que o abriga. Segundo porque serve uma média de tirar do sério. O pão na chapa chega sempre douradíssimo e crocante. Junto com o café com leite quentinho, tá feita a dobradinha que é das coisas que mais me trazem sensação de conforto nessa vida. Muitos dos meus cafés da manhã se resumem a isso: a boa e velha média no Café Severino.

DA CASA DA TÁTA – taí mais um entre os os lugares onde busco conforto e acolhimento nas minhas horas mais sombrias e também nas mais ensolaradas. A casa que serve um dos cafés da manhã mais disputados do Rio (as filas na porta não me deixam mentir) é simples como a vida deve ser. Comida caseira e bolos que poderiam ter saído dos fornos de nossas avós: é o que tem a oferecer. E, com isso, que parece pouco, mas não é, a goiana Marta Jubé, a Táta, faz a alegria de uma legião de cariocas que batem ponto por ali. No café, além das coisinhas básicas que não fazem muita diferença de um lugar pra outro, há duas coisas que me fazem voltar sempre: os pães de queijo deliciosos e fresquinhos e o bolo formigueiro macio, fofinho, como já não se vê por aí. No mais, nunca me despeço sem pedir, à parte, o que é, pra mim, o melhor bolo de chocolate do mundo: o fondant de chocolate da Táta. Tenho com esse bolo uma relação que é quase de dependência, confesso…

Garcia & Rodrigues – Já foi mais barato, mas a ótima seleção de pães, e a possibilidade de turbinar a brincadeira com os frios especiais e também com as pastas, conservas e outras coisinhas da rotisserie da casa, fazem o café do Garcia um dos mais legais do Rio.

ESCOLA DO PÃO – Os pães totalmente artesanais. Somente eles já fariam a festa em qualquer desjejum. Mas na mesa da Escola do Pão desfilam muitas outras maravilhas. Clécia recebe seus clientes com mimos intermináveis: purê de mamão com granola, shake de iorgurte, gratin de queijos, sanduichinhos, bolinhos mil e até curau de milho. Barato não é. Mas vale cada centavo.

Café Botânica – Dentro do Jardim Botânico, tem aprazíveis mesinhas do lado de fora, contornando as árvores. Bons cafés e bolos

Copacabana Palace – Pelas mesmas razões do brunch, tomar café no Copacabana Palace é a melhor de todas entre os hotelões do Rio. Porque o Copa é o Copa.

Talho Capixaba-Eu particulamente AMO,porém é sempre cheio,o paozinho de queijo é divino,o capuccino espetacular,e o pão na chapa,enlouquece.


Café Severino – Rua Dias Ferreira 417 – Leblon

www.cafeseverino.com.br

Da Casa da Táta – Rua Professor Manoel Ferreira 89 – Ljs. N/O – Gávea

www.dacasadatata.com.br

Garcia & Rodrigues – Av. Ataulfo de Paiva 1251 – Leblon

www.garciaerodrigues.com.br

Escola do Pão – Rua General Garzon 10 – Lagoa

www.escoladopao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário